PlayStation 5 vai rodar jogos de PS4, terá SSD e gráficos em 8K

Pouco se sabe sobre o hipotético PlayStation 5, mas o chefe de arquitetura do PlayStation 4 e do PS Vita, Mark Cerny, garantiu nesta terça-feira (16) que as melhorias no aparelho irão muito além da parte visual.

Em entrevista à revista Wired compartilhada pelo perfil oficial de PlayStation no Twitter, Cerny disse que o console terá retrocompatibilidade com jogos de PlayStation 4, um disco rígido SSD e capacidade de renderizar gráficos na resolução 8K.

Ainda na entrevista, Cerny reconheceu que o único avanço significativo do PS4 em relação ao PS3 foi em termos de gráficos. E que apesar da série de novidades a respeito das especificações técnicas do próximo PlayStation, o aparelho não chegará ao mercado em 2019.

PS5 destrinchado

Além disso, o console, que não teve nome confirmado, virá com um chip AMD para áudio 3D, o que permite uma melhor experiência de som até mesmo para usuários que não estiverem utilizando fones de ouvido.

Outros destaques do possível PS5 são a tecnologia de ray tracing, que reproduz efeitos de luz e sombra de forma mais fiel à realidade, e suporte ao PlayStation VR.

A CPU (unidade central de processamento) do próximo PlayStation será baseada na terceira geração da linha Ryzen da AMD, enquanto a GPU (unidade de processamento gráfico) é uma versão modificada da linha Navi da Radeon.

Se você deseja realizar testes para checar se o jogador pode ouvir certas fontes de áudio ou se os inimigos são capazes de ouvir os passos dos jogadores, o ray tracing é util para isso”, disse Cerny na entrevista.

Em relação à implementação de um SSD no console, Cerny disse à Wired quem, durante um teste com Spider-Man num kit de desenvolvedor do aparelho, o tempo de carregamento após uma viagem rápida caiu de 15 para 0,8 segundos.

Cerny explicou que as primeiras conversas sobre a inclusão do suporte a SSD no PlayStation da próxima geração começaram em 2015, quando a funcionalidade em um console parecia “impossível”, segundo o próprio chefe de arquitetura do PS4.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais