Já dá para baixar o Android Q em 23 aparelhos, veja como testar

A Google antecipou alguns dos novos recursos que estarão presentes na próxima geração do Android, a 10, codinome Android Q. O sistema irá focar nas novas interações das telas dobráveis, suporte ao 5G e novas funcionalidades. A empresa também liberou a lista de aparelhos compatíveis com a fase beta, e que já podem testar o novo sistema.

Durante o Google I/O a empresa falou um pouco dos novos recursos disponíveis no Android 10. Entre eles está o “Live Caption”, que consegue criar em tempo real legendas de qualquer conteúdo sendo executado no aparelho. Para tornar isso possível, a Google precisou trazer o modelo de reconhecimento de voz, feito anteriormente nos servidores da empresa, para um software compacto o suficiente para operar localmente no smartphone e ganhar muito mais agilidade dessa forma.

A empresa também introduzirá um modo escuro que alterna o visual do aparelho para um visual mais escuro, algo que pode impactar positivamente na duração de bateria dependendo da tecnologia da tela do celular. O modo escuro pode ser acionado automaticamente em horários determinados e mesmo que o desenvolvedor não tenha criado a alternativa escura para seu software, é possível “forçar” a troca de cores.

“Focus Mode” possibilita ao usuário definir quais aplicativos que mais o distraem de suas funções, e ao acionar esse modo, todos esses apps são desabilitados temporariamente para evitar essas distrações. Outros apps críticos como ligações ou mensagens, por exemplo, podem continuar ativos. Essa atualização também estará disponível na versão Pie (Android 9) do sistema.

O Android 10 também está de olho em uma tendência de mercado: as telas dobráveis. Por isso ele introduz o “app continuity” . Com ele os aplicativos conseguem alternar de forma instantânea às mudanças de formato de display que esses novos dispositivos oferecerão, e tornará viável mudar de forma fluida a interface para usar do jeito mais eficiente a área maior disponível.

O Android Q já está disponível em fase beta para diversos aparelhos, de marcas como Asus, Essential, LG, Nokia, Vivo, Sony e, obviamente, vários modelos da linha Pixel. Você pode conferir a lista completa e a forma de baixar no seu celular (se for compatível) nesse link aqui.

A lista completa inclui:

– Xiaomi Mi 9
– Xiaomi Mi Mix 3 5G
– Asus Zenfone 5z
– Essential Phone
– Nokia 8.1
– Huawei Mate 20 Pro
– LG G8 ThinQ, OnePlus 6T
– Oppo Reno
– Realme 3 Pro
– Sony Xperia XZ3
– Tecno Spark 3 Pro
– Vivo X27
– NEX S
– NEX A
– Todos os aparelhos Pixel

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais