Empresa começa a testar transmissão ao vivo e em 4K diretamente do espaço

A Sen (Space Exploration Network), do empresário britânico Charles Black, foi fundada em 2014 com a proposta de “democratizar o espaço”. Parte dessa proposta é criar uma plataforma de streaming de vídeos com resolução 4K diretamente do espaço, mostrando a Terra e seus arredores ao vivo para bilhões de pessoas do mundo. Agora, a empresa liberou um vídeo de demonstração de o que poderemos ver em tal streaming no futuro.

Para criar tal plataforma, a empresa precisará lançar uma constelação de pequenos satélites que fornecerão imagens em tempo real na órbita baixa da Terra. A empresa, por enquanto, está contando com um satélite recém-lançado para começar a coletar as imagens (que renderam o vídeo de demonstração), lançado pela empresa russa Energia. O sistema proprietário da Sen chamado Sen Video Unit opera as seis câmeras presentes, processando as imagens obtidas.

Essas seis câmeras são capazes também de fornecer imagens da própria nave, mostrando-as de diferentes ângulos, além de capturar imagens da Terra com o sensor grande angular. No vídeo de demonstração, podemos ver justamente isso: partes do satélite e a Terra ao fundo.

O teste da Sen não somente mostra que sua tecnologia está funcionando devidamente, como também demonstra o impacto emocional que a plataforma de streaming tem o potencial de causar. “Imagine assistir a um incêndio ou a um furacão em tempo real, ou testemunhar pessoas retornando à Lua. Essas qualidades tornam o vídeo em tempo real perspicaz, educacional e inspirador”, diz Black.

A Sen espera fazer parcerias lucrativas com a indústria espacial atual para lançar mais satélites de transmissão para que sua plataforma de streaming se torne uma realidade. Enquanto isso, a russa Energia planeja usar a plataforma da Sen em futuras naves espaciais que, atualmente, ainda estão em desenvolvimento. Já pensou acompanhar, ao vivo e em cores, a trajetória de naves espaciais explorando outras partes do Sistema Solar? Pois é exatamente isso o que poderá acontecer caso a plataforma da Sen se mostre um sucesso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais